Questões Frequentes


1-Onde posso empregar o Sistema ICF?

Praticamente em tudo até 4 pavtos. com vantagens econômicas: habitações, piscinas, cisternas, muros de contenção e fechamento, galpões, câmaras frigoríficas, etc. O ICF Inconcreto tem paredes de espessuras variáveis em função da necessidade do projeto, podendo ser concretado por fiada ou com a parede forma completa, com ou sem laje.

2-O que é necessário para o seu melhor emprego?

Obra planejada com o melhor projeto executivo possível. Nosso compromisso é com a Técnica, o custo e o prazo. Com a maior elaboração do projeto, poderemos. melhor oferecer soluções e resultados mais performantes, inclusive na questão econômica.

3-Posso complementar minha obra convencional com esse sistema?

Sim. Não há nenhuma restrição.

4- Que tipo de fundação (alicerce) empregar?

Qualquer uma: estacas, sapatas, radier ou baldrame. Como o In Concreto é uma estrutura em concreto armado monolítico, esse minimiza a importância das fundações podendo em muitos casos suprimi-la.

5-Que tipo de laje usar?

Qualquer uma, porém é interessante usar a laje prancha ICF de 50cm, devido às características do produto: Atende a nova norma anti ruído NBR 15575 pois não apresenta pontes térmicas, super leve, segura e rápida de instalar e atinge vãos até 8m.

6-Que tipo de ferragens usar?

Para padrões construtivos como habitações até 3 pavimentos, usamos ferragens de 4mm por fiada e ferragens de 8, 10 e 12mm para as arestas verticais, horizontais e vergas dos vãos. Podemos também usar malhas de lajes. Para construções maiores, estudo de solo e cálculo estrutural é imprescindível.

7-Que tipo de concreto usar?

Podemos usar concreto manual, feito no canteiro, bem como concreto de usina, bombeado ou não. Laje prancha: fck 25mpa (350kg/m3) brita:1 (0,12 a 0,16) abat. 14+-2 (slump) parede estrutural: fck 25mpa (350kg/m3) brita: 0 (< 0,12 ) abat. 10+-2 (slump), tipo pastoso.

8-As placas não se deformam na concretagem?

As duas primeiras fiadas podem apresentar uma leve deformação no momento da concretagem bombeada, mas logo elas retornam à condição original.

9-Podemos usar outras misturas no concreto? Concreto misturado com isopor por exemplo?

Sim, mas depende da complexidade construtiva. Custo elevado!

10-Devo usar vibrador na concretagem?

Não. A própria placa EPS vibra e adensa o concreto.

11-Posso ter uma parede com 6 metros de altura?

Sim, mas ela deve ser montada e preenchida em duas etapas de até 3,5m cada. As placas são produzidas para suportar a pressão do derrame do concreto em operação de enchimento simultâneo paredes e lajes.

12-Podemos reformar ou quebrar as paredes estruturais?

Sim, mas com precaução e acompanhamento técnico responsável. As paredes estruturais são para uso externo ou interno, empregadas para apoio de lajes, coberturas e juntas de dilatação. A tendência é no emprego moderno para paredes internas divisórias não estruturais, são do tipo tijolos, drywall ou gesso.

13-Roedores atacam?

Graças à pigmentação das placas, o material é repulsivo a eles. E não há espaço suficiente para interesse de fazer ninhos.

14-Como fica o isolamento da água nos banheiros?

Observar o tipo de revestimento mais apropriado ao projeto. Nas paredes ICFs não há preocupação com mofos e fungos.

15-Como cuidar das instalações elétricas e hidráulicas?

Pode-se recortar facilmente o EPS das placas depois de concretadas as paredes.

15-Como cuidar das instalações elétricas e hidráulicas?

Pode-se recortar facilmente o EPS das placas depois de concretadas as paredes.

16-Que tipo de revestimento usar no interior e exterior?

Praticamente qualquer tipo de revestimento ou emboço aplicado à construção convencional. Facilitado pelas ranhuras contidas nas placas, não é necessário chapiscar antes de colar os revestimentos. Eventualmente para evitar micro fissuras, recomenda-se o uso de microfibra.

17-Posso deixar as placas aparentes sem revesti-las em minha obra?

Sim, mas não é recomendado, pois o EPS mesmo resistindo a alta pressão da concretagem, tem baixa resistência superficial a impactos do dia a dia. Porém ele não se degrada ao longo do tempo com as intempéries e raios solares.

18-Como fixar quadros ou televisões na parede?

Para objetos leves, bucha expansiva como se faz geralmente no “Drywall”. Para peso, Utilizar parafuso maior e embuchar diretamente no concreto

19-Para a montagem das paredes ICF é preciso alguma ferramenta especial?

Precisa-se apenas de ferramentas como parafusadeira, serrote, martelo de borracha e nível de bolha. Também pode ser usado para a fixação, alinhamento, prumagem e acesso superior para o enchimento de concreto nas paredes, de um esquadro andaime gabarito. Esse pode ser feito em madeira ou metal.

20-Quais os riscos em um incêndio?

O sistema ICF usa placas EPS retardantes a chamas, classe F; em caso de incêndio elas não irão se incendiar ou propagar o fogo, porém irão encolher e liberar gás carbônico e vapor de água.

21-Um curto circuito pode danificar a parede?

Não, os cabos e conduítes retardam qualquer chama; No máximo o calor dos cabos em curto pode causar um pequeno encolhimento do EPS que não gera qualquer problema na parede.

22-Garantia?

Fornecemos assistência técnica ao projeto e a obra podendo integrar todas as convenientes soluções técnicas complementares. Asseguramos garantia a solidez construtiva das obras assistidas. Nosso EPS tem garantia fabril de 50 anos

23-A Caixa Federal aprova o nosso sistema ICF?

Nosso sistema não é o produto final que interessa à Caixa. Nosso Sistema e seus produtos são apenas uma forma eficiente para se chegar a este produto final. A Caixa aprova a obra em conformidade com o projeto da prefeitura e condições de acabamento.